Atendimento ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: Elogios, sugestões, solicitações, cancelamentos ou reclamações:

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Compre sua Passagem de Ônibus para Serra do Ramalho mais barata e sem taxa de serviço



 NÃO cobramos taxa de serviço.

Comprar Passagem de Ônibus para Serra do Ramalho - BA

A cidade de Serra do Ramalho, na Bahia, é um destino incrível que você conhece no oeste do estado baiano no Vale do São Francisco. Dito isso, vamos conferir como comprar passagem de ônibus para Serra do Ramalho.

História de Serra do Ramalho, na Bahia

A história de Serra do Ramalho, na Bahia, pode ser divida em quatro momentos: o povoamento inicial, as agrovilas, os índios Pankararu e a Emancipação política.

O povoamento inicial da cidade

As primeiras pessoas que se intitulavam como desbravadores foram os bandeirantes, que ocorreu no famoso Ciclo do Couro e da mineração. Inclusive, até hoje podemos encontrar alguns vestígios dessa presença indígenas apesar de não haver registro acerca dos grupos habitando aquele local.

É interessante ressaltar que esses indígenas poderiam ser do tronco linguístico macro-jê. Sendo assim, a área desse município pertencia a cidade de Bom Jesus da Lapa.

A região era habitada por populações ribeirinhas, e na maioria era possível encontrar remanescentes de quilombos. Até 1970 a região era composta, basicamente, de mata complexa e virgem (Mata Caatingada), vegetação hidrófila e Cerrado.

Por conta disso havia uma certa ocorrência de algumas espécies, a exemplo do ipê, aroeira, cedro, baraúna e outras. Havia também alguns rios e riachos na encosta da Serra do Ramalho, sem contar com os rios perenes, como o Rio Carinhanha e São Francisco.

O principal destaque dessa região era a fertilidade encontrada nas terras, no semiárido.

As agrovilas

Já em 1973, o Médio São Francisco recebeu um decreto prioritário para que ocorresse a desapropriação por parte do governo federal. Isso ocorreu com a justificativa da construção da represa de Sobradinho, bem como a necessidade de reassentar os moradores desalojados dessa obra.

Desde março de 1976, o povoamento ficou mais intenso por conta do assentamento das populações desalojadas. Assim, o projeto do assentamento (com o nome de Projeto Especial de Colonização de Serra do Ramalho) tinha como responsáveis diversos profissionais de engenharia civil e agrônomos.

As famílias eram, no geral, camponeses beraderos pessoas que viviam do rio para o seu sustento. No caso dessas famílias, elas foram destinadas a um casebre e o lote que tinha 20 hectares no sistema de agrovilas.

Assim, as agrovilas separavam os lotes para moradia e cultivo, que estavam longe do Rio São Francisco. De acordo com o projeto original, essas agrovilas tinham como objetivo concentrar a casa dos colonos, serviços comunitários, religiosos e públicos, além do comércio.

Com o passar do tempo, esses lotes que eram pequenos se tornaram lotes muito grandes, o que precisou de uma expansão territorial.

Índios Pankaru

Em meados do século XX, a região recebeu os índios Pankarus, com o guia Apolônio Kinane. Assim, esse interesse pela região incentivou a conhecida ação de grileiros.

Inclusive, a posse dessas terras foi reivindicada, ocorreu também a prisão do chefe Apolônio. Mais a frente, os assentamentos da região foram homologados por seus índios, onde está a Aldeia Vargem Alegre (até hoje existe) e outra agrovila com 50 casas.

Atualmente, ainda há uma disputa acerca do lote com um não-indígena, afirmando ter a propriedade dessa terra.

Emancipação política

Por fim, no ano de 1989, a cidade de Serra do Ramalho se tornou uma região autônoma, cuja sede ficou em Agrovile Nove.

Curiosidades sobre o estado da Bahia

A Bahia com certeza guarda muitos encantos, e resolvemos trazer alguns deles para você conferir hoje. Se o seu próximo destino é uma cidade na Bahia, veja algumas curiosidades sobre esse estado.

- A Bahia foi fundada no ano de 1549 por parte de colonizadores que vieram de Portugal, e Salvador está entre as 10 cidades mais antigas do Brasil sendo, inclusive, capital do país até 1763;

- A bandeira da Bahia foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos, ao menos nas cores. Além disso, o símbolo dessa bandeira se trata de um símbolo maçônico;

- Como o Brasil hoje está entre os maiores produtores de cacau do mundo inteiro, é importante dar o crédito à Bahia que cultiva cerca de 90% dessa produção;

- Além de ser um grande produtor de cacau, a Bahia também apresenta excelentes resultados na produção de coco, mandioca, mamona e feijão;

- Salvador foi sede da primeira instituição de ensino de medicina do país;

- Tanto a Bahia como o Rio de Janeiro apresentam o maior público de seguidores no que se refere às religiões afro-brasileiras;

- Uma das principais festas da Bahia é o carnaval, e ele existe desde o século XVIII;

- O dia 25 de novembro é voltado para a comemoração do dia da Baiana do Acarajé;

- Em Salvador, podemos encontrar uma média de 5 mil baianas do acarajé com sua profissão regulamentada.

Por que comprar passagem de ônibus para Serra do Ramalho com a Gontijo?

Sabemos que existem diversos sites hoje em dia que oferecem o serviço de compra de passagem, porém a Gontijo traz consigo alguns diferenciais, com destaque ao seu comprometimento. Isso porque a empresa preza por seus princípios e missão, a fim de que a viagem ocorra da forma mais tranquila.

O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, desde os idosos até os que apresentam alguma deficiência, incluindo os jovens de baixa renda. Com isso, a missão da empresa é oferecer um serviço seguro e confortável.

Além disso, a Gontijo não oferece apenas o serviço de compra de passagens, mas também a opção de fretamento, venda de ônibus, encomendas e até mesmo rastreamento de carga.

Sendo assim, a Gontijo contribui para que o Brasil se desenvolva, além de estar presente em um dos momentos mais importantes da nossa vida: viajar. Então, escolha a Gontijo para comprar passagem de ônibus para Serra do Ramalho, no estado da Bahia. 

 

Por que viajar com a Gontijo e comprar sua Passagem de Ônibus On-line para Serra do Ramalho?

Sua segurança em primeiro lugar: todos os ônibus são monitorados durante todo o trajeto, sempre dentro do limite de velocidade permitido em cada trecho.

Acompanhe seu ônibus em tempo real: mantenha seus familiares ou amigos informados sobre sua viagem através do rastreamento de viagem.

Manutenção e limpeza frequentes: ônibus limpos e confortáveis em todas as viagens.

Viaje com quem tem mais de 76 anos de experiência no mercado.

Atendimento ao Passageiro que compra sua Passagem de Ônibus On-line para Serra do Ramalho

Tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Envie uma mensagem utilizando o formulário ao lado. Sua opinião é muito importante para melhorarmos sempre.

A Inclusão
Começa em Nós

A inclusão é um processo que nos convida a valorizar e respeitar todas as pessoas. Inclusive durante as viagens. Conheça algumas formas de facilitar as relações com as pessoas com deficiência (PcD).

Tem alguma dúvida?
Confira nossas perguntas frequentes:

Como faço para cancelar uma passagem adquirida pela internet?
Existe algum benefício para estudante?
Por que os idosos têm dificuldade para conseguir benefício com 100% de desconto?
Quais as regras para concessão de gratuidade de Jovem de Baixa Renda?
Quais as regras para concessão de gratuidade para pessoa com deficiência?
Quais as regras para transportes de animais?
Quais as regras para transportes de bagagens?
Quais as regras para troca, devolução e remarcação de passagens?
Quais as regras para viagem de menores de idade?
Quais documentos são válidos para embarque?
Quais são as regras para concessão de gratuidade de idoso?
Qual a validade de bilhete de passagem?

Compre Passagem de Ônibus On-line
para Todo Brasil

Passagens de Ônibus para Nordeste
Passagens de Ônibus para Sudeste