Atendimento ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: Elogios, sugestões, solicitações, cancelamentos ou reclamações:

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Passagem de Ônibus On-line
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 NÃO cobramos taxa de serviço.

Dicas de Viagem

Coronavírus (COVID-19) - Informações aos passageiros

Prezado(a) cliente,

Como é de conhecimento de todos, a pandemia do COVID-19 trouxe diversas medidas para contenção do vírus, dentre elas a restrição de circulação imposta por decisões governamentais, que impede a empresa de operar em quase todas as suas linhas, bem como de atender os usuários com pontualidade, conforto e segurança, do início ao término da viagem, conforme disposto na legislação vigente.

Assim, diante do acima exposto, a empresa suspenderá, temporariamente, sua operação em diversas linhas.

Portanto, antes de adquirir uma passagem, recomendamos verificar em nosso site se a linha de destino está sendo operada pela empresa, a fim de evitar quaisquer transtorno.

Recomendamos também, entrar em contato através do nosso 08007280044, no dia do seu embarque, para verificar se sua viagem sofreu alguma alteração.

Caso você prefira não viajar nesse momento, não é necessário comparecer às agências e rodoviárias. As passagens com data de embarque entre o dia 16/03/2020 a 09/06/2020, serão devolvidas e ou remarcadas, conforme opção do cliente, e não serão cobradas multas (taxa de remarcação ou multa de devolução. Não se aplica a diferença de tarifa.)

Assim que possível compareça a uma agência de vendas com a passagem e um documento válido para realizar a transação. A passagem tem validade de um ano a partir da data da compra.

Determinações para viagem de menores de idade

Conforme Lei 13.812, de 16 de março de 2019, Artigo 83, determina que:

Viagem com crianças e adolescentes até 15 anos, 11 meses e 29 dias

Crianças e adolescentes até 15 anos, 11 meses e 29 dias, somente podem viajar acompanhadas dos pais, avós, tios, irmãos, todos maiores de 18 anos, comprovado documentalmente (com foto). No caso de estarem acompanhadas por pessoas maiores de idade sem parentesco (modelo formulário 1), ou viajarem desacompanhadas (modelo formulário 2), o embarque só será permitido com apresentação do formulário devidamente preenchido com firma reconhecida conforme Resolução CNJ nº 295 de 13 de setembro de 2019.

Viagem com crianças até 05 anos, 11 meses e 29 dias.

Crianças com até 05 anos, 11 meses e 29 dias, têm direito ao transporte gratuito, desde que não ocupem assentos, sendo uma criança por responsável, conforme resolução da ANTT nº 1383. de 29 de março de 2006. É obrigatório ter um bilhete de passagem como identificação de viagem. O responsável pela criança durante a viagem deverá solicitar o bilhete em uma de nossas agências.

No caso de estarem acompanhadas por pessoas maiores de idade sem parentesco (modelo formulário 1), o embarque só será permitido com apresentação do formulário devidamente preenchido com firma reconhecida conforme Resolução CNJ nº 295 de 13 de setembro de 2019.

Viagem de adolescentes

Adolescentes acima 16 (dezesseis) anos, podem viajar sem acompanhante, desde que apresentem documento de identificação original com foto ou cópia autenticada por cartório, conforme documentos válidos para embarque.

Documentos válidos para embarque

Para brasileiros maiores de idade e adolescentes entre 12 e 18 anos

  • Documento de identidade com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório, ou por meio de aplicativo digital oficial
  • Carteira profissional ou de trabalho com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório
  • Passaporte com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório
  • Carteira de identidade profissional com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório. Exemplos: carteira do CRM (médico), OAB (advogado), CREA (engenheiro), Policial, Juiz, Promotor, Escrivão e outros.
  • BO- Boletim de Ocorrência de autoridade policial, com até 30 (trinta) dias da emissão, em caso de perda de documentos(Conforme Resolução ANTT 4.308 de 10 de abril de 2014)
  • Conforme Lei 13.812, de 16 de março de 2019, Artigo 83, determina que, para o caso de viagem interestadual de adolescente até 15 anos, 11 meses e 29 dias, desacompanhado dos responsáveis e acompanhado por pessoa maior de idade sem parentesco, além de ser imprescindível a apresentação de um dos documentos acima, também é necessário portar autorização expressa dos pais ou responsáveis por escrito, conforme Portaria ANTT nº129 de 25/11/2016 ou autorização do poder judiciário, em via original ou cópia autenticada por cartório.

Para crianças com até 11 anos, 11 meses e 29 dias.

  • Certidão de nascimento, em via original ou cópia autenticada por cartório.
  • Autorização do poder judiciário, em via original ou cópia autenticada por cartório.
  • Formulário preenchido com autorização dos pais ou responsáveis com firma reconhecida.
  • Carteira de Identidade original ou cópia autenticada, quando acompanhado dos pais.

Documentos Eletrônicos

Documentos atualmente disponíveis por meio eletrônico, com fé pública, podem ser apresentados no momento do embarque.

  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Documento Nacional de Identidade
  • Título de Eleitor Eletrônico
  • Certidão Eletrônica

Embarque e desembarque de passageiros

Sempre que possível, adquira sua passagem com antecedência, principalmente se for viajar nas férias ou feriados prolongados.

Assim você garante sua poltrona para realizar uma viagem de qualidade. Tenha sempre à mão a sua passagem, pois é ela que vai garantir o seu embarque.

Evite os atropelos de última hora, chegando ao terminal de embarque com antecedência mínima de 30 minutos.

Ao desembarcar, lembre-se de verificar se não esqueceu nenhuma bagagem no ônibus.

Gratuidade e desconto para idoso

Benefício disponível nos ônibus CONVENCIONAIS

Linhas INTERESTADUAIS e INTERNACIONAIS

- As pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício do desconto de 100% (cem porcento) em duas poltronas, que devem ser solicitadas com no mínimo de 3h (três horas) de antecedência em relação ao horário da viagem. As demais poltronas com desconto de 50% (cinquenta porcento) podem ser adquiridas com qualquer antecedência.

- O idoso deverá comparecer para embarque com 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário da viagem, sob pena de perda do benefício. O idoso deve apresentar no ato da solicitação, documento de identificação oficial e comprovante de renda, preferencialmente a carteira do idoso fornecido pelas prefeituras municipais.

- O idoso atendido com 50% (cinquenta porcento) de desconto, deverá arcar com os custos das taxas de embarque e pedágio.

Linhas INTERMUNICIPAIS MG:

- As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício de gratuidade.

- O beneficiário deve solicitar um bilhete por viagem, com no mínimo 12h (doze horas) de antecedência do horário previsto de partida do veículo do ponto inicial da linha, podendo solicitar a emissão do bilhete de retorno.

- Com 48 horas de antecedência até 30 minutos antes da hora de viagem, o beneficiário deverá comparecer na bilheteria para confirmação da reserva, sob pena de cancelamento da reserva.

- O idoso deverá apresentar no ato da solicitação, documento de identificação oficial e comprovante de renda, preferencialmente a carteira de idoso fornecido pelas prefeituras.

- Consulte nossos agentes para solicitar o benefício nas linhas intermunicipais do estado do Ceará.

Jovem de baixa renda (ID Jovem)

Atendimento ao jovem de baixa renda:

Beneficiário: pessoa com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos que pertence a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Benefícios:

  • 2 poltronas gratuitas, 100% de desconto
  • 2 poltronas com 50% de desconto
  • Não estão incluídas no beneficio as tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e as despesas com alimentação.

Permissão:

  • Linhas Interestaduais
  • Classe convencional
  • Sem poltronas definidas

Documentos necessários para o fornecimento:

  • Documento que comprova a condição de Jovem Baixa Renda, confome consta DECRETO Nº 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015
  • Documento oficial com foto

Paralisação de Linha

Em cumprimento a Resolução 4.770 de 25 de Junho de 2015, Artigo 45 parágrafo 1º, comunicamos que a partir de 1º de março de 2019, estaremos encerrando as operações das seguintes linhas:

Palmas-TO x Recife-PE, prefixo 04.0015-00

Palmas-TO x Salvador-BA, prefixo 23.0000-00

Pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida

Atenção: Não marcamos gratuidade pelo site, pois é necessário apresentação de documentos para a concessão do benefício.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA

As poltronas 02 e 04, são adaptadas para utilização das pessoas com deficiência, conforme legislação vigente. Elas ficam reservadas, e só podem ser vendidas com antecedência máxima de 2h59 em relação ao horário da viagem.

Linha Interestadual

Para solicitar o bilhete de passagem, a pessoa deverá apresentar um documento de identificação oficial e a carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes. (Verificar sempre a data de validade).
O deficiente que tem o direito ao benefício de acompanhante, só será fornecido se constar na carteira a descrição "NECESSIDADE DE ACOMPANHANTE".

Linha Intermunicipal Estado Ceará

Disponibilizamos 2 poltronas em serviço convencional, mediante apresentação da carteira do passe livre intermunicipal fornecida pelo Departamento Estadual de Trânsito(DETRAN/CE) e documento de identidade.

Linha Intermunicipal Estado Bahia

Disponibilizamos 2 poltronas em serviço convencional, mediante apresentação da carteira do passe livre intermunicipal quando o beneficiário estiver cadastrado no SJDHDS – Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e documento de identidade.
O deficiente que tem o direito ao benefício de acompanhante, só será fornecido se constar na carteira a descrição "Direito a Acompanhante"

Linha Intermunicipal Estado Minas Gerais

Disponibilizamos 2 poltronas em serviço convencional, mediante apresentação do laudo médico e comprovante de rendimento ou carteira do SINDPASSE, mais um documento de identidade.

Observação:

Caracterização da Reserva: O beneficiário do passe livre não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem se demonstre impraticável, e caracterize domínio de reserva de lugares, em detrimento de outros beneficiários. O acompanhante não poderá viajar sem a presença do deficiente.

Transporte de animais

Clique aqui para acessar as condições gerais para o transporte de animais.

Transporte de bagagem

No preço da passagem já está incluído o transporte de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observando-se os seguintes limites de peso e dimensão:
• No bagageiro: o limite de peso é de trinta quilos e o volume não deve ultrapassar 300 decímetros cúbicos (0,3 metros cúbicos). A dimensão máxima permitida ao volume é 1 metro.
• No porta-embrulhos: o limite de peso é de cinco quilos, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos clientes. Excedidos os limites acima, a empresa efetuará cobrança pelo excesso de bagagens.

A cobrança do excesso de bagagem é feita conforme consta a Resolução 1.432 de 26 de abril de 2006.

RELAÇÃO DE MERCADORIAS E MATERIAIS PROIBIDOS PARA TRANSPORTE

É proibido o embarque de produtos não compatíveis com bagageiros do ônibus que comprometam a segurança do veículo e de terceiros: fauna e flora brasileira, aves e animais silvestres (IBAMA) / armas/ munições e explosivos/ produto sem embalagem apropriada / gases e líquidos de qualquer tipo em cilindro sob pressão / mercadorias ou deterioráveis ou perecíveis, combustíveis ou gases inflamáveis / produtos frágeis/ motos, montadas ou desmontadas.

É proibido o transporte de botijão de gás, cheio ou vazio.

CONDIÇÕES PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS PERECÍVEIS

No caso de transporte de alimentos perecíveis, eles devem ser mantidos em caixas térmicas apropriadas, de modo que as condições de tempo e temperatura não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária, devendo os recipientes estarem limpos, conservados e embalados internamente em saco plástico à prova de vazamento, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária.

TRANSPORTE NO PORTA-EMBRULHOS

É proibido o transporte de frutos do mar ou qualquer outro produto perecível, no porta embrulhos.

Fonte: e-mail da Ouvidoria da ANTT que obteve da Gerência de Transporte Regular de Passageiros. Protocolo n.1651880.

Troca, devolução e remarcação de passagens

-A devolução ou troca de passagens só será efetuada se o cliente se manifestar com antecedência mínima de 3 (três) horas em relação ao horário da partida.

-Havendo a devolução prevista no "Anexo Único" da resolução 4432 de 22/09/2014, é facultado à permissionária reter até 5% (cinco por cento) da importância a ser restituída ao passageiro, a título de multa compensatória.

-O passageiro deve remarcar o bilhete adquirido observado o prazo de um 1 (ano) de validade do bilhete, a contar da data da primeira emissão.

-É facultado à transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação (em linhas interestaduais).

Obs.: Nas linhas Intermunicipais do Estado da Bahia, no momento da devolução ou remarcação do bilhete de passagem, será cobrando 20% do valor do bilhete a título de multa, conforme Resolução da AGERBA nº36 de 20 de dezembro de 2019.

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Sua segurança em primeiro lugar: todos os ônibus são monitorados durante todo o trajeto, sempre dentro do limite de velocidade permitido em cada trecho.

Acompanhe seu ônibus em tempo real: mantenha seus familiares ou amigos informados sobre sua viagem através do rastreamento de viagem.

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Atendimento ao Passageiro que compra sua Passagem de Ônibus On-line

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A Inclusão
Começa em Nós

A inclusão é um processo que nos convida a valorizar e respeitar todas as pessoas. Inclusive durante as viagens. Conheça algumas formas de facilitar as relações com as pessoas com deficiência (PcD).

Tem alguma dúvida?
Confira nossas perguntas frequentes:

Como faço para cancelar uma passagem adquirida pela internet?
Existe algum benefício para estudante?
Por que os idosos têm dificuldade para conseguir benefício com 100% de desconto?
Quais as regras para concessão de gratuidade de Jovem de Baixa Renda?
Quais as regras para concessão de gratuidade para pessoa com deficiência?
Quais as regras para transportes de animais?
Quais as regras para transportes de bagagens?
Quais as regras para troca, devolução e remarcação de passagens?
Quais as regras para viagem de menores de idade?
Quais documentos são válidos para embarque?
Quais são as regras para concessão de gratuidade de idoso?
Qual a validade de bilhete de passagem?

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